terça-feira, 10 de novembro de 2009

O que é o Casa Brasil?

Texto retirado do site: http://www.casabrasil.gov.br/

Com unidades funcionando em áreas de baixo índice de desenvolvimento humano, o projeto Casa Brasil leva às comunidades computadores e conectividade, e privilegia, sobretudo, ações em tecnologias livres aliadas a cultura, arte, entretenimento, articulação comunitária e participação popular.

As atividades desenvolvidas estimulam a apropriação autônoma e crítica das tecnologias, como por exemplo o software livre, a democratização das comunicações e o desenvolvimento local orientado pelos princípios da economia solidária.

Para garantir a participação popular e comunitária, um Conselho Gestor, formado em sua maioria por membros da comunidade, organiza a utilização de cada unidade do Casa Brasil. Sendo um espaço público e comunitário, de uso gratuito e de acesso irrestrito, o projeto estimula a apropriação da unidade pela comunidade, transformando-a em espelho cultural do local em que foi implementada, fomentando a gestão participativa e ampliação da cidadania, e fortalecendo a ação da sociedade civil.



O quê que esta Casa tem

Estruturada em módulos, a unidade Casa Brasil propicia a conexão de múltiplos saberes. As atividades desenvolvidas nos espaços da Casa devem articular temas e ações diversas.

1.Telecentro – com 20 computadores conectados à Internet, abriga atividades livres e oficinas temáticas. O acesso à tecnologia mostra como é possívelajudar a resolver questões cotidianas da comunidade.

2.Sala de leitura – tem por objetivo fomentar leitura, produção e compartilhamento de textos e oferecer atividades culturais, como encontros literários, oficinas de criatividade, saraus, rodas de leitura, orientação a pesquisas e empréstimo domiciliar de livros.

3.Auditório – destinado a encontros, reuniões e divulgação do que é produzido na unidade Casa Brasil e na comunidade. Oferece espaço para apresentações musicais, peças e dramatizações, além de servir a reuniões da comunidade, palestras, exibição e discussão de filmes, entre outras atividades. Para isso, oferece no mínimo 50 lugares e equipamentos audiovisuais, como caixas acústicas, tela e canhão de projeção.

4. Laboratório de informática - trabalha com montagem e manutenção de equipamentos de informática, possibilitando a exploração de microcomputadores e de seus componentes para desenvolver atividades que tratem de recondicionamento e reciclagem das máquinas, incluindo novos significados e usos para tecnologias.

5. Estúdio multimídia – destinado a criação, gravação e tratamento de conteúdos audiovisuais, produção e compartilhamento de conteúdos para Internet e programação com ferramentas e linguagens livres. É equipado com computadores, câmeras fotográfica e de vídeo digitais, gravador digital portátil, mesa de som, reprodutor de VHS e SVHS e microfones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário